Ler dos 6 aos 10 anos

Depois de falar da importância da leitura entre os 0 – 3 anos e dos 3 aos 6, só falta mesmo falar do ato de leitura dos 6 aos 10 anos.

A linguagem está cimentada, o gosto das letras e histórias iniciado e semeado. Agora, com a entrada na escola e o contacto real com a escrita das letras e a descoberta de conseguir conhecer e ler o que escreve, o caminho está aberto ao imaginário.

Sabemos bem como a leitura estimula a memória, o conhecimento, o desenvolvimento da imaginação melhorando a empatia, os contactos sociais, criando vínculos entre pessoas e, estimula o cérebro ajudando a adquirir novas habilidades.

Ler ensina-nos a viajar sem sair do local. O cérebro cria imagens, sons e cheiros daquilo que lemos, interpretamos.

Através do ato de ler evoluímos intelectualmente pois criamos capacidade de pensar de modo critico, de formularmos argumentos e desconstruir leituras complexas. Tudo isto se conjuga para adquirirmos habilidades sociais, compartilhar opiniões, discutir sobre ideias diferentes.

Neste momento onde o digital predomina é de vital importância que se estimule o contacto físico com os livros, a escrita com caneta, lápis, o folhear do papel.

Ler melhora e estimula o desenvolvimento da linguagem e da escrita.

Quanto mais se lê melhor se escreve, mais vocabulário se adquire. A leitura obriga a interpretar, a procurar o significado das palavras desconhecidas, obriga a sonhar.

A leitura ato isolado ou em grupo fortalece a concentração, a atenção, a criatividade, aumenta a compreensão, a fala, a memória, a capacidade crítica, o conhecimento do mundo a sua capacidade social.

Por isso, sejamos capazes de dar às nossas crianças esta ferramenta tão fundamental ao desenvolvimento de capacidades intelectuais, afetivas, sociais e de olhar o mundo de forma critica e construtiva para além da capacidade de imaginar e sonhar.

 

 

 

 

 

USF Vida +

Centro Saúde Vila Verde