“Beber Fica-te a Matar”

Projeto de Intervenção no Combate aos Problemas Ligados ao Álcool

No dia 18 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Portugal tem uma cultura de consumo de álcool socialmente aceite, sendo o vinho uma parte importante da dieta mediterrânea. No entanto, o consumo excessivo de álcool, ou alcoolismo, é um problema de saúde pública responsável por cerca de 3.000 mortes por ano no nosso país. Além disso, estudos indicam que cerca de 30% dos adultos portugueses têm um consumo nocivo ou de risco de álcool, o que significa que estão em maior risco de desenvolver problemas de saúde relacionados com o álcool e afetar a sua saúde física, mental e social.

O consumo excessivo de álcool foi definido como o consumo de seis ou mais doses de bebida alcoólica nos homens e quatro ou mais doses nas mulheres. E de acordo com as orientações, sugerem-se limites diários de consumo seguro de álcool como sendo no máximo duas doses para os homens e uma dose para as mulheres.

Os efeitos negativos do consumo excessivo de álcool são variados e podem incluir danos físicos e mentais tais como:

  1. Doenças do fígado (cirrose hepática), problemas cardíacos, pancreatite, problemas no sistema imunitário, cancro (especialmente da boca, garganta, esófago, fígado e mama) e disfunção sexual;
  2. Dependência e vício que acarreta uma série de efeitos psicológicos e emocionais graves;
  3. Problemas sociais e interpessoais como conflitos familiares, dificuldade nos relacionamentos, isolamento social, perda de emprego, baixa produtividade, incapacidade de cumprir responsabilidades e problemas legais como violência e condenações em tribunal;
  4. Danos cerebrais que afetam negativamente as habilidades cognitivas e motoras e resultam em dificuldade de aprendizagem, problemas de memória e diminuição da concentração e da coordenação motora;
  5. Risco aumentado de acidente de trânsito, quedas, afogamento e lesões causadas pelo uso inadequado de ferramentas ou equipamentos;
  6. E está associado a um maior risco de desenvolver problemas de saúde mental como ansiedade, depressão, transtornos de humor e pensamentos suicidas.

Consulta multidisciplinar de combate aos problemas ligados ao álcool nos concelhos de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde.

Para combater o alcoolismo, é importante procurar ajuda de profissionais especializados e neste sentido, foram criadas, nos centros de saúde dos concelhos de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde, consultas multidisciplinares de combate aos problemas ligados ao álcool. Nestas consultas, profissionais dedicados e empenhados abordam as diversas questões relacionadas com o abuso e dependência do álcool, tratando todas as dimensões do indivíduo – física, mental, emocional e social.

Os profissionais envolvidos nestas consultas incluem médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, garantindo assim uma intervenção mais eficaz e abrangente para oferecer um cuidado completo ao doente com problemas de alcoolismo que visa a sua recuperação e bem-estar geral.

Se tem, ou acha que tem, um problema com consumo excessivo de álcool e quer receber ajuda e apoio, dirija-se ao seu Centro de Saúde e fale com um dos nossos profissionais de saúde. Será ouvido, apoiado, compreendido e orientado por um de nós.

 

 

 

 

 

 

 

Médica de Saúde Pública

Unidade de Saúde Pública – Polo de Vila Verde