DIA MUNDIAL DA CONTRACEÇÃO – 26/SETEMBRO

A 26 de Setembro celebra-se o Dia Mundial da Contraceção e este dia tem como objetivo consciencializar os cidadãos para a importância da saúde física, mental, sexual e reprodutiva.

A Saúde e a Educação são alicerces fundamentais para uma sociedade saudável, responsável e feliz. Em Portugal, o acesso ao planeamento familiar, aos contracetivos, à contraceção de emergência e à interrupção voluntária da gravidez, por opção da mulher, estão devidamente fundamentados na legislação (Lei n.º 16/2007 de 17/04/2007) e no quadro normativo que norteia o SNS. É responsabilidade do Estado garantir a educação sexual, o acesso ao planeamento familiar, a assistência na interrupção de gravidez em condições equitativas e de segurança.

Considera-se que cada pessoa individualmente, as famílias em particular, as escolas e os Enfermeiros como profissionais de referência, devem estar devidamente capacitados e habilitados para a promoção de comportamentos de vida saudáveis, concertadamente, e em especial, a saúde sexual e reprodutiva.

O aconselhamento é crucial, em particular, para quem utiliza contraceção pela primeira vez. Permite a escolha informada de um método, mediante esclarecimento objetivo, correto e dirigido às expectativas específicas da pessoa, facilitando uma adesão e continuidade consistentes na utilização do método escolhido.

As informações devem incluir, no mínimo, os seguintes aspetos: funcionamento e eficácia relativa do método; forma de utilização; efeitos colaterais comuns; riscos e benefícios para a saúde; sinais e sintomas que necessitam de avaliação por um profissional de saúde; informação quanto ao retorno da fertilidade após a suspensão do método; informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

O aconselhamento não requer muito tempo, sobretudo, se for organizado como trabalho de equipa sendo fundamental encorajar o contacto com o enfermeiro ou o médico, sempre que surjam dúvidas, problemas ou desejo de mudar de contracetivo.

Fontes:

Diário da República, 1.a série – Lei n.º 16/2007 de 17/04/2007;

Direção Geral da Saúde (2008) – Programa Nacional de Saúde Reprodutiva, Saúde Reprodutiva Planeamento Familiar; Edição revista e atualizada, Lisboa;

Direção Geral da Saúde (2000) – Saúde Reprodutiva: Doenças Infeciosas e Gravidez (Orientações Técnicas; 11), Lisboa;

Ordem dos enfermeiros (ordemenfermeiros.pt/centro/notícias/conteudos/dia-mundial-da-contracepção-26-setembro);

Sociedade portuguesa da contraceção (spdc.pt).

 

 

 

 

 

 

ACeS Cávado II – Gerês Cabreira – USF Prado