Se ler dos 0 aos 3 anos é importante para que a criança estabeleça contacto com os livros, ler dos 3 aos 6 é duma importância enorme. Este hábito de ler, folhear um livro começa em casa com a disponibilização diária de um tempo para ler com e para os filhos.

A leitura abre e prepara a alfabetização, estimulando a compreensão da língua materna, o vocabulário e a apreensão dos sons.

O ato de leitura ajuda a minorar problemas comportamentais, promove a autoestima, a autoconfiança e o autocontrole favorecendo a comunicação.

Acima de tudo, estimula a criatividade, a imaginação e a fantasia, ampliando a visão de mundo e a capacidade de resolver problemas assim como a concentração, o raciocínio e a memória.

Para estimular a leitura seria desejável a leitura diária, escolhendo – se livros que se adequem à idade, interesses e compreensão.

Pais, deixem que sejam eles a escolher os livros e no momento de lazer (de partilha aconchegada através da leitura) vão interagindo questionando sobre o que leem. Juntem a este momento de aconchego sons e gestos sobre o que se passa na história. Dinamizem o momento, irá criar belas memórias de pequenos momentos diários e através destas cimentar o gosto pela leitura e escrita.

No decorrer da leitura (não é importante que a história seja toda lida no momento) estimulem a criança a contar a história que ouviu usando as suas próprias palavras e imaginação, valorizando assim a sua criatividade e expressão.

Ler é algo só nosso, do ser humano pensante e, é o melhor veículo para um crescimento sustentado e equilibrado pois permite um melhor entendimento do mundo, uma boa relação com os outros, o sonhar acordado, o viajar sem sair do lugar, capacidades de entendimento e de procurar novos mundos, interagindo com os outros.

Ler e escrever abre caminho para um percurso positivo, de mentes pensantes, de seres curiosos.

 

 

 

 

 

 

 

USF Vida +

ACES Gerês Cabreira II