Este dia foi estabelecido em 2019 pela 72ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS através da adoção da resolução número 6 “global action on patient safety”.
Os dias mundiais dedicados a questões de saúde pública oferecem grande potencial para aumentar a consciencialização e a compreensão destas questões.
Este dia está fortemente assente num princípio fundamental da Medicina, “não causar dano”. O seu objetivo é aumentar a sensibilização e o compromisso públicos, melhorar o conhecimento global e trabalhar no sentido da solidariedade e das ações globais dos Estados Membros da OMS em promover a segurança do doente.
Reconhecendo o papel central que os doentes, suas famílias e cuidadores desempenham a nível do progresso dos cuidados de saúde seguros, “envolver os doentes na segurança dos doentes” foi selecionado como o tema para 2023.
A evidência mostra que quando os doentes são tratados como parceiros na prestação dos cuidados de saúde, ganhos significativos são obtidos em termos de segurança, satisfação e resultados. A referida resolução número 6 incita os Estados Membros “a colocar em prática sistemas que suportem o envolvimento ativo e a participação conhecedora dos doentes, suas famílias e cuidadores/comunidades na disponibilização de cuidados de saúde seguros”.
No sentido de mudar o paradigma da centralização dos cuidados definidos “para os doentes”, alterando para os cuidados definidos “com os doentes”, o envolvimento dos doentes, suas famílias e cuidadores foi incluído como um dos 7 objetivos estratégicos do Plano de Ação da Segurança Global do Doente 2021-2030 da OMS e será o centro da campanha deste ano relativa ao Dia Mundial da Segurança do Doente.
Através do lema “dar mais voz aos doentes!”, a OMS apela a todos as partes interessadas para agirem com o objetivo de garantir que os doentes serão envolvidos na formulação das políticas, estarão representados nas estruturas de governação, serão incluídos na definição das estratégias e serão parceiros ativos na prestação dos seus próprios cuidados.
Há necessidade de providenciar plataformas a nível global, nacional e local que possibilitem que as vozes dos doentes e das suas famílias sejam ouvidas e que as suas experiências de prestação de cuidados seguros e não seguros sejam partilhadas; e para garantir que estão envolvidos e empoderados e que as suas ideias e perceções são usadas como uma fonte vital de aprendizagem e de melhoria.
Os objetivos definidos pela OMS para o Dia Mundial da Segurança do Doente 2023 são os seguintes:
- Aumentar a consciencialização da necessidade do envolvimento ativo dos doentes, suas famílias e cuidadores em todos os cenários e em todos os níveis da prestação de cuidados de saúde, de modo a aumentar a segurança dos doentes;
- Incluir políticos, líderes e restantes trabalhadores na prestação de cuidados de saúde, organizações de doentes, representantes da sociedade civil e outras partes interessadas nos esforços para envolver os doentes e suas famílias nas políticas e nas práticas de cuidados de saúde seguros;
- Dar poder aos doentes e suas famílias para se envolverem ativamente na prestação dos seus próprios cuidados de saúde e na melhoria da segurança desses cuidados;
- Promover ações urgentes a nível do envolvimento dos doentes e suas famílias, em alinhamento com o Plano de Ação da Segurança Global do Doente 2021-2030 da OMS, por parte de todas as partes interessadas.
Para mais informações consulte: Global Patient Safety Action Plan 2021-2030 e WHO Patient Safety Website.
Presidente da Comissão de Qualidade e Segurança
ACeS Cávado II – Gerês/Cabreira