Demência é um termo usado, com frequência, para denominar doenças que afetam a capacidade de pensamento e memoria, e que interfere com as atividades diárias incapacitando o individuo e tornando-o dependente de terceiros.
A demência afeta cada vez mais a população idosa, pois á medida que a idade avança existe uma maior á deterioração da memoria. Sendo causada por diversos fatores e morbilidades que vão diminuindo o fluxo sanguíneo, a oxigenação do sangue, o fornecimento de hormonas e vitaminas que ajudam o bom desenvolvimento cerebral.
Segundo a OMS:
“Atualmente, mais de 55 milhões de pessoas sofrem de demência em todo o mundo, mais de 60% das quais vivem em países de baixo e médio rendimento. Todos os anos, ocorrem quase 10 milhões de novos casos.”
“A demência resulta de uma variedade de doenças e lesões que afetam o cérebro. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e pode contribuir para 60–70% dos casos.”
Sabemos que a demência no individuo tem consequências físicas, sociais e financeiras, mas também a família (cuidadores) que vive com o individuo doente.
Atualmente, não existe cura para tratar a demência, existem estratégias que podemos incutir no nosso dia a dia e medicação que ajuda a controlar e minimizar os sintomas.
Existem formas para ajudar a retardar as complicações da demência, tais como:
- Faça um seguimento regular com seu médico de família
- Mantenha-se fisicamente ativo: caminhar, dançar, ginásio, natação
- Procure ter uma alimentação saudável, incluindo na sua alimentação alimentos tais como o salmão (rico em ómega-3), frutos secos (nozes e amêndoas), espinafres, morangos, abacate, ovo, chocolate negro
- Crie o hábito de registar tarefas e compromissos que diariamente executa para reforçar a memória
- Mantenha-se ativo socialmente, continuando os convívios com os familiares e amigos. É importante não se isole da sociedade
- Tente fazer jogos que exercitem a mente tais como;
Sodoku, palavras cruzadas
dominó, damas, xadrez, jogos de cartas
jogos de memoria,
escrever um diário
pintar (existem livros para colorir)
- É aconselhável deixar de fumar e beber álcool
Enfermeira da USF Vida+