Segundo Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) mais concretamente a secção portuguesa de menopausa (2021), a menopausa é “Última menstruação, resultante da depleção do património folicular funcionante do ovário. Traduz falência ovárica definitiva (…).”  “Habitualmente, surge entre os 45 e os 55 anos de idade”.  (SPG,2021, pp.11).

No que se refere á idade e à causa, Fatela, A., Neves, A.R., et.al (2021), no Consenso Nacional sobre a menopausa, as autoras adotaram a classificação de (Shifren et al., 2014) para  a menopausa precoce quando esta  surge antes dos 45, mas após os 40 anos de idade, já se ocorre após os 54 anos e segundo (Meeta et al., 2020) de menopausa tardia, a Iatrogénica é a que resulta da  “ (…  destruição do património folicular ovárico por causas médicas, nomeadamente quimio ou radioterapia e ooforectomia (menopausa cirúrgica)”(Utian,1999).

O diagnóstico de   menopausa, em termos clínicos, é feito após 12 meses consecutivos sem menstruação, ou seja, 12 meses ininterruptos de amenorreia.

Para a enfermagem, de acordo com a classificação para a pratica de enfermagem(CIP) menopausa “é período de desenvolvimento: cessação da capacidade reprodutiva da mulher, climatério, marcado pelo fim do ciclo menstrual e da produção de hormonas e que começa entre os 45 anos e os 60 anos de idade, podendo, no entanto, surgir num período mais precoce da vida devido a doença ou remoção do útero e de ambos os ovários”. (Cipe® versão2015, Ordem dos Enfermeiros (2016) pp. 125).

Muitas vezes o termo menopausa é utilizado de forma incorreta para representar o climatério. Qual será, então a diferença entre estes dois termos? Podemos aludir, de forma simplificada, que menopausa se refere à ultima menstruação da mulher e, simultaneamente, o fim da capacidade reprodutiva.  Quanto ao climatério, e segundo (SPG) Secção Portuguesa de Menopausa (2021), apoiados em Utian (1999) corresponde ao “período da vida da mulher compreendido entre o pleno potencial e a incapacidade reprodutiva e, ao longo do qual, ocorre um declínio progressivo da função ovárica”. (SPG; 2021, pp.12). Durante a fase do climatério há uma mudança do padrão menstrual, os níveis de Hormona Folículo Estimulante vão variando e a ovulação ocorre com menos frequência até parar definitivamente.

As queixas e implicações na saúde da mulher, poderão ser diversas e experienciadas de diferentes formas. Algumas apresentam poucos sintomas, enquanto outras poderão apresentar sintomatologia que poderá afetar as atividades diárias e por muitos anos. Destacam-se as ondar de calor e os suores noturnos passando pelas alterações do sono do humor, pela depressão e ansiedade até aos sintomas da síndrome geniturinária. Para Fatela, A., Neves, A. R, et.al, (2021), a síndrome geniturinária da menopausa manifesta-se pela secura vaginal, irritação ao prurido, dispareunia (dor durante o ato sexual), disúria ou urgência urinaria e infeções de repetição, a evolução progressiva repercute-se ou pode repercutir-se na vivência da sexualidade e qualidade de vida da mulher.

Ao longo do tempo, na mulher que está na menopausa, podem ainda ocorre outras mudanças, como, por exemplo, enfraquecimento das estruturas de pavimento pélvico, podendo aumentar o risco de prolapso de órgãos pélvicos, a perda de densidade óssea, contribui significativamente para da osteoporose e consequentes fraturas.

Olhar para a menopausa e entendê-la como uma continuidade do ciclo da vida da mulher, e que os sintomas podem transformar a vida pessoal e profissional, reverte-se de tal importância no apoio ao envelhecimento saudável da mulher e da qualidade de vida da mesma. O que levou a OMS a considerar a menopausa como sendo uma oportunidade para vigiar a saúde da mulher.

Referencias bibliográficas:

Biblioteca Virtual em Saúde. (09 de 2020). Biblioteca Virtual em Saúde. Obtido em 26 de 04 de 2023, de Menopausa e climatério: https://bvsms.saude.gov.br/menopausa-e-climaterio/

Fatela. A., Neves, AR., Couto, D., Arteiro, D.,Àguas,F.,F.,Geraldes,F.,….Ramos,V.(2021). Consenso Nacional sobre Menopausa. Obtido em 26 de 04de 2023,de https://spginecologia.pt/wp-content/uploads/2021/10/Consenso-Nacional-Menopausa-2021.pdf

Ordem dos Enfermeiros. CIPE® Versão 2015 Classificação para a Pratica de Enfermagem (2016).

Wold Health Organization.(17 de 10 de 2022). Wold Health Organization. Obtido em 26 de 04 de 2023, de Menopause: https://www.who.int/fr/news-room/fact-sheets/detail/menopause

 

 

 

 

 

 

Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstetrícia