Postura corporal correta em frente ao computador

Já pensou nas posições que utiliza para trabalhar ou para estudar? Quer em frente ao computador ou mesmo quando está a realizar qualquer outra tarefa? Serão essas as posturas mais adequadas? Com efeito, existem algumas posturas que podem prejudicar o nosso rendimento profissional, bem como, a nossa saúde.

Hoje em dia é comum as pessoas passarem horas em frente ao computador. Seja no trabalho ou em lazer, a maioria tende a não ter uma postura corporal correta.

Sabia que até o seu coração é sobrecarregado por ficar sentado horas à frente do computador? Os batimentos cardíacos ficam acelerados para garantir a irrigação da região inferior do corpo. Se se sentar com as pernas numa posição errada, irá dificultar a circulação sanguínea.

E afinal como nos devemos sentar?

Saiba qual a postura correta para ficar em frente ao computador

Veja a imagem que se segue:

 

PESCOÇO, CABEÇA E OMBROS

Mantenha a cabeça e o pescoço sempre eretos, ou seja, que estejam na mesma altura dos olhos, assim não forçar a cabeça nem para cima nem para baixo. A sua linha de visão deverá estar alinhada ao centro do monitor e lembre-se de deixar os ombros relaxados.

BRAÇOS

Os cotovelos devem estar levemente esticados. É importante utilizar as articulações dos ombros e cotovelos e não movimentar só o punho. Utilizar o apoio para o rato e para o teclado ajudam a manter o punho estável. Caso a sua mesa não tenha a profundidade correta para os braços, poderá usar um apoio para os antebraços.

PERNAS
O ideal é manter as perna levemente altas, que não pressione as coxas no apoio da cadeira. Evite ficar com a perna dobrada, cruzadas ou sentadas sobre elas para não comprometer a circulação sanguínea. Usar do apoio para os pés ajuda a manter a postura correta e aliviar a pressão nas pernas.

E uma última sugestão, a cadeira deve oferecer a posição ideal para manter a postura correta, seja para as pernas seja para o conforto da lombar, evitando que ela se curve.

Para começar a mudar esses hábitos prejudiciais à saúde, o primeiro passo é prestar mais atenção à sua postura diária, o que não custa muito e ainda garante um melhor desempenho no trabalho, poupa energia física e deixa a mente mais acordada.

Maria do Céu Morais

Enfermeira Especialista em Saúde Pública

Unidade de Saúde Pública do ACeS Cavado II Gerês Cabreira