Ciclo (In)Formação Outdoor: Farmacoeconomia

O Ciclo de (In)Formação Outdoor organizado pelo Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Gerês/Cabreira arrancou no passado dia 20 de fevereiro, às 14h00, na Biblioteca Municipal de Francisco de Sá de Miranda, em Amares, e a farmacêutica, Alexandra Graça, foi a convidada para debater o tema “Farmacoeconomia”, dirigida a todos os coordenadores das Unidades Funcionais.

A Farmacoeconomia é a aplicação da economia ao estudo dos medicamentos, otimizando os gastos financeiros sem prejuízo do tratamento do paciente. Diferentes estudos farmacoeconómicos podem ser utilizados, sendo que os principais são: a minimização de custo, análise custo-utilidade, custo-benefício e custo-efetividade.

A escassez e limitação de recursos dos serviços públicos aliado ao envelhecimento populacional torna a Farmacoeconomia uma importante ferramenta para a tomada de decisão quanto aos recursos farmacológicos, permitindo a escolha da melhor opção de tratamento ao utente.

Para o dia 19 de março fica a discussão sobre “Aconselhamento em Contraceção”, que mobiliza para o mesmo espaço, médicos e enfermeiros do ACeS Gerês/Cabreira.