Juntos no Combate à Proliferação das Infeções

No dia 19 de fevereiro de 2020, pelas 15h, em Figueiredo, na Associação Social de Figueiredo (ASF), decorreu mais uma Atividade de Prevenção/Promoção em Contexto Comunitário no âmbito da Saúde, dirigida aos adultos “mais velhos” da Universidade Sénior De Amares (USA) e da ASF. Esta ação foi direcionada para a importância da lavagem/desinfeção cuidada das mãos e do seguir as regras, básicas, da etiqueta respiratória.

Todos juntos temos um papel preponderante no que toca ao combate da proliferação das infeções!

Um gesto simples, como lavar as mãos, frequentemente, com água e sabão (a desinfeção das mãos com solução de base alcoólica, pode substituir a lavagem com água e sabão, se as mãos não estiverem sujas!), pode mesmo salvar vidas! Mas é crucial todos sabermos como é que esta lavagem se deve processar!

Foi neste sentido que se procedeu à demonstração da lavagem das mãos, de forma a especificar:
– Quais as áreas da mão que frequentemente são esquecidas, aquando a lavagem;
– As áreas da mão pouco esquecidas, aquando a lavagem;
– As áreas da mão que geralmente não são esquecidas, aquando a lavagem;
– O timing certo, entre (40-60 segundos), da lavagem das mãos.

Como estratégia de aprendizagem treinou-se a lavagem/ desinfeção das mãos (timing certo 20-30 segundos), com uma solução de base alcoólica. Todos os adultos “mais velhos” participaram nesta ação de forma entusiasta…

Relembrou-se ainda da importância da lavagem/desinfeção das mãos, antes e após contacto com uma pessoa doente. A infeção pelo Covid-19, não pôde ser esquecida e os adultos “mais velhos”, foram informados sobre o facto, de evitarem o contacto próximo, com pessoas com infeção respiratória (DGS, 2020).

Seguir as regras básicas da etiqueta respiratória é certamente um dever de todos, se queremos manter a nossa comunidade/sociedade saudável!

Basta outro gesto simples:
– Cobrir a boca e nariz quando espirramos/tossimos, com a ajuda de um lenço de papel ou para dentro da manga do nosso braço;
– Nunca espirrar/tossir para as nossas mãos;
– Após a utilização, o lenço de papel deve ser rejeitado e colocado no lixo.

Com a lavagem cuidada e frequente das mãos, respeitando as regras básicas da etiqueta respiratória, juntos no combateremos as infeções…

Sofia de Faria Oliveira
Enfermeira Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
UCC Amares