Semana Mundial do Aleitamento Materno

Este ano de 2018, a Semana Mundial de Aleitamento Materno foi comemorada em Portugal entre o dia 28 de setembro e o dia 6 de outubro.

Todos os anos, por esta data, a UCC de Vila Verde comemora esta efeméride, tentando chamar a atenção para a importância do Aleitamento Materno, sensibilizando as grávidas e a população em geral para as vantagens da amamentação.

O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer aos bebés os nutrientes de que necessitam. A Unicef recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano devida.

A Amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempo de crise.

Sem um ônus adicional sobre o rendimento familiar, a amamentação é uma maneira barata de alimentar crianças e contribuir para a redução da pobreza.

Nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza são fundamentais para alcançar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A UCC de Vila Verde possui na sua carteira de serviços uma UNIDADE AMIGA DOS BEBÉS (certificada pela DGS), a saber:

– observação da mamada, dando a devida atenção à mãe e ao bebé;

–  resolução de problemas relacionados com a amamentação e referenciação ao médico, sempre que necessário;

– atendimento diário;

–   Exposição de trabalhos realizados pelos alunos das JI/EB do agrupamento de escolas de Vila Verde sobre Aleitamento materno:

Os estabelecimentos comercias de Vila Verde juntamente com a UCC abraçou esta causa, semana mundial do aleitamento materno, e colocou nas montras representações de mães a amamentar.

A amamentação deve ser apoiada, elogiada, incentivada pela comunidade.

É necessário ter uma atitude positiva, ser gentis e delicados com atitudes facilitadoras para com as mães que tão generosamente amamentam os seus filhos…..

A UCC de Vila Verde convidou todas as mulheres que amamentam a juntarem-se no dia 3 de outubro no centro da Vila para amamentar em público.

No dia 5 de outubro a UCC de Vila Verde realizou uma caminhada do Centro de Saúde ao rio da Malheira, apadrinhada pelo treinador Carlos Carvalhal e ex capitão do FCP João Pinto, com a participação da população em geral, designadamente elementos da equipa feminina do Vilaverdense F.C. e o seu presidente, famílias com os seus filhos, funcionários do centro de saúde, médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos, assinalando e sensibilizando assim a comunidade para o Aleitamento Materno- Um alicerce para a vida.