Saúde Visual Infantil

Está a decorrer, de 17/09/2018 A 15/10/2018, no ACES Cávado II – Gerês/cabreira o rastreio de Saúde Visual Infantil

Finalidade:

Diminuir a prevalência da ambliopia, intervindo nas suas causas em idades precoces, com importantes ganhos individuais e sociais.

Em que consiste o rastreio VISUAL DE Saúde Infantil?

Consiste na realização de um exame de foto-rastreio aos olhos da criança, de uma forma rápida, segura e inofensiva utilizando uma tecnologia inovadora que permite identificar os fatores de risco capazes de provocar ambliopia “olho preguiçoso”, mesmo antes de ela se instala, ou então numa fase muito precoce do seu desenvolvimento.

PORQUE É NECESSÁRIO FAZER O RASTREIO?

Porque estas alterações da visão surgem em idades muito precoces, normalmente sem sinais nem sintomas clínicos.

Se não forem detetados e tratados atempadamente corre-se o risco de, mesmo corrigindo as alterações oculares, não ser já possível obter a melhoria da visão desejada, o que terá um grande impacto no desenvolvimento psicomotor e social da criança, com consequentes dificuldades de aprendizagem escolar e limitações socioeconómicas importantes na idade adulta.

QUEM DEVE FAZER O RASTREIO?

Todas as crianças no semestre que perfazem 2 anos, com repetição entre os quatro cinco anos.

QUEM FARÁ O EXAME DE  RASTREIO?

O exame é efetuado por uma Enfermeira treinada para o efeito.

QUANDO É QUE RECEBO OS RESULTADOS?

O resultado do rastreio  ser-lhe-á enviado por carta para a sua residência,(atenção á sua morada atualizada)num prazo que não exceda os 30 dias.

O seu médico de familia também receberá a informação do resultado do rastreio.

SE PRECISAR DE TRATAMENTO?

Receberá  marcação de  uma consulta de oftalmologia, a realizar no hospital da sua área de residência, neste caso, o Hospital de Braga.

CONSULTAS DE SAÚDE INFANTIL

É sempre necessário estar presente nas consultas de vigilância indicadas pelo seu médico/enfermeiro de familia  e constantes do programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil.

 

O Conselho Clínico e de Saúde do ACES