10 de Outubro, dia Mundial da Saúde Mental

“YOUNG PEOPLE AND MENTAL HEALTH IN A CHANGING WORDL”

Em 2018, a OMS tem como foco, Jovens e Saúde Mental num Mundo em Mudança. Apela para a importância da prevenção/promoção da doença/saúde mental dos jovens. Segundo a mesma fonte, o período da adolescência e os primeiros anos da vida adulta trazem muitas mudanças, que podem ser vividos de forma emocionante mas também com grande stresse e apreensão. Em alguns casos tal sentimentos podem levar, se não identificados precocemente, à doença mental.

Sabendo que metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detetada nem tratada, tem havido um crescente reconhecimento da importância de ajudar os jovens a construir a resiliência. Crescem as evidências de que promover e proteger a saúde do adolescente traz benefícios a curto e a longo prazo, não apenas à saúde do mesmo, mas também às economias e à sociedade. (WHO, 2018).

A UCC Amares tem vindo a desenvolver nos últimos anos projetos que promovem a saúde mental na população geral mas também direcionando as suas atividadaes para adolescentes/jovens adultos, em parceria com as escolas do concelho. Dessa forma a UCC Amares na sua 4ª comemoração do dia Mundial da Saúde Mental, irá realizar uma oficina com o tema “Prevenção de Comportamentos Suicidários e Promoção da Saúde Mental em Adolescentes” que será preletado pela Sra. Profª Doutora Cândida Loureiro, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, membro da equipa coordenadora do “Projeto + Contigo”. Serão realizados 2 sessões, uma na parte da manhã, dirigida a profissionais de Saúde e outra da parte da tarde para profissionais da Educação.