No âmbito da comemoração do dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra anualmente, desde 1992, a 10 de outubro, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares do ACeS Cávado II – Gerês/ Cabreira, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros, o Município de Amares, a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Amares e o Agrupamento de Escolas de Amares, vai realizar, pelo terceiro ano consecutivo, o evento “SeMenteVital III – cuidar para colher”. A iniciativa vai ter lugar no próximo no dia 11 de outubro em Amares.

O evento encontra-se organizado em dois momentos: o primeiro, no período da manhã (a funcionar das 9h30 às 12h30, na Delegação da Cruz Vermelha de Amares), vai contar com uma oficina cujo tema é “Promoção da saúde mental, estratégias nos locais de trabalho”, dirigido a profissionais que desenvolvam o seu trabalho em instituições da área da saúde, educação, município e Instituições de Solidariedade Social, com capacidade de 30 participantes por sala. O segundo período, que decorrerá da parte da tarde, terá início às 14h15, no Auditório Conde Ferreira em Amares, e vão ser apresentados dois painéis com os temas “Promovendo a saúde mental…” e “Doença mental, depois do diagnóstico que futuro?”.

Este evento tem como objetivo fundamental a partilha e a divulgação do trabalho, das experiências e dos modelos de intervenção comunitária no âmbito da promoção da saúde mental. Pretende, ainda, refletir sobre a importância do acompanhamento da pessoa com doença mental em contexto comunitário. É intenção da organização, com a colaboração dos presentes, proceder à análise das dificuldades/barreiras que possam comprometer, a efetiva implementação, das equipas domiciliárias de cuidados continuados e integrados em saúde mental nos cuidados de saúde primários.

A participação é gratuita e dá direito a certificado de participação. Os interessados podem optar por se inscrever nos dois períodos ou apenas num deles de acordo com o interesse individual, sempre sujeita à capacidade do auditório.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_8S44yfIU6olb7pn45EP6T1VR0Ndp20Lv09Rq3uZDXa_J5Q/viewform

Mais informações:

http://www.uccamares.com/noticias/sementevitaliiicuidarparacolher3acomemoracaododiamundialdasaudementaldauccamares