Consulta de Apoio Intensivo à Cessação Tabágica – Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho

Vários estudos científicos apontam num único sentido: “o tabaco é responsável por 90% dos cancros de pulmão e é também responsável por 20 a 30% de todos os cancros nas suas diferentes localizações”.

Um estudo recente da Organização Mundial de Saúde alerta para o impacto “sem paralelo” do tabagismo na Saúde Pública e os investigadores avisam que as doenças associadas ao tabaco são responsáveis por quase 6% dos gastos mundiais em saúde, num total de 400 mil milhões de euros.

A luta contra o tabagismo passa, em primeiro lugar, por mobilizar os cidadãos, tornando‐os mais conscientes e capazes de melhorar a sua saúde, promovendo e apoiando políticas de controlo do tabagismo, tanto a nível nacional com a nível global.

Na Unidade de Saúde da Póvoa de Lanhoso, a Consulta de Apoio Intensivo à Cessação Tabágica (CAICT) tem desenvolvido a sua intervenção, semanalmente, desde Janeiro 2015, junto das populações dos concelhos da Póvoa de Lanhoso e de Vieira do Minho.

Esta consulta tem por objetivo, ajudar e orientar o fumador na sua decisão, com um apoio programado e estruturado, baseado nos mais recentes conhecimentos na área da adição tabágica.

Os resultados positivos obtidos e o reconhecimento, por parte dos utentes, da importância desta consulta, servem de motivação para continuar e poder enfrentar novos desafios.

Registamos aqui algumas opiniões manifestadas pelos utentes da CAICT: “Eficaz e definitivo do ponto de vista da motivação”; “Importância do acompanhamento e relação interpessoal criada”; “Senti-me ajudada e apoiada, nunca conseguiria sozinha”; “Ajudaram-me a acreditar”.

Dr. Francisco Lopes –  Responsável da Consulta de Cessação Tabágica da Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho