No âmbito da comemoração do dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra anualmente, desde 1992, a 10 de outubro, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares do ACeS Cávado II – Gerês/ Cabreira, em parceria com o Município de Amares, a União de Juntas de Freguesias de Figueiredo-Amares, o Agrupamento de Escolas de Amares e a Ordem dos Enfermeiros, vai realizar pelo segundo ano consecutivo, o evento SeMenteVital II – cuidar para colher” no dia 13 de outubro de 2016, que decorrerá no Auditório Conde Ferreira em Amares.

A Saúde Mental tem vindo a assumir cada vez mais importância. As perturbações psiquiátricas e os problemas de saúde mental são a principal causa de incapacidade/ morbilidade das sociedades modernas.

Este evento, pretende, contribuir para o desenvolvimento do Cuidar em Enfermagem na promoção da Saúde Mental; Aprimorar as intervenções diferenciadas da Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica; Partilhar experiências no âmbito da Saúde Mental em contexto comunitário; Refletir sobre temas da atualidade, mobilizando conhecimentos de diferentes disciplinas.

O Programa apresenta-se organizado em quatro mesas: “As novas adições, um desafio para todos”; “Ao alcance do equilíbrio mental”; “Cuidar daquele que cuida”; “Comportamentos suicidários, que estratégias comunitárias?”.